sábado, 24 de outubro de 2009

A volta: Dois grandes atores e O trema

Oi de novo!

É, faz tempo, muito tempo (mesmo) que não posto. Por quê? Bom, junte falta de tempo com preguiça e terá uma resposta satisfatória. Mas cansei de ficar sem postar, então resolvi começar a postar de novo. Vou voltar a postar, mas como o tempo ainda anda curto, os posts vão ser menores que os de antes, mas melhor vários posts pequenos do que nenhum (a não ser para um cego, aí não faz a mínima diferença). Talvez ano que vem (ou não) eu volte aos posts "grandes", mas talvez. Só talvez.

Já que já me "expliquei" vou começar o post mesmo. Quem lê esse blog sabe (ou deve saber) que gosto muito de cinema (e se não sabe agora ficou sabendo(ou não, caro leitor cego)) e decidi, em algum momento desse ano, olhar vários filmes clássicos que nunca olhei. Até fiz uma lista. Mas isso não é para falar sobre a lista. É para falar dos filmes em si que vi, vou olhando, postando aqui o que achei e quem

estiver lendo, pode decidir se vai olhar ou não o filme. Já pra me "desculpar" de ficar tanto tempo sem postar, vou postar logo dois filmes \o/

Sem maiores enrolações, o primeiro é O Iluminado.

O Iluminado (The Shining) -1980


Esse filme baseado num livro de terror de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick (o mesmo de 2001:Uma Odisseia no Espaço e Laranja Mecânica (que devo ver em breve(os dois))), conta

a história de um familia isolada n

um hotel, cujo pai é um escritor contratado pra cuidar do hotel na temporada onde o hotel fica fechado. O problema é que ele , por ficar muito tempo enclausurado com as mesmas pessoas, começa a ter alucinações, conversando com pessoas mortas e culpando sua família (mulher e filho) por todos os seus problemas. A história basicamente não é só isso, mas se quiser saber mais o Google está ai pra isso. O grande destaque do filme é Jack Nicholson

, interpretando Jack Torrence, o "pai" da família, sua atuação como "louco" é totalmente convincente e é o maior fator causador de medo do filme. Ah sim, caso não tenha notado ainda o filme é de terror, considerado como um dos maiores

clássicos do terror.

Classificação do filme: Obrigatório para todos aqueles que gostam de terror, a não ser que você tenha fobia a filmes antigos e só queira ver filmes novos. Se esse é o caso, o problema não é meu.

O Silêncio dos Inocentes

(The Silence of the Lamb) – 1991

Antes de falar do filme em si, quero expressar meu descontentamento pela tradução do título, lambs não são inocentes, são cordeiros. Tá, O Silêncio dos Inocentes parece melhor que O Silêncio dos Cordeiros, mas olhando o filme dá pra entender porque o título é esse. Sim, não parece mas faz sentido. Bom, vamos ao filme.

O filme, também baseado num livro, de nome homônimo (ou seja, igual (por exemplo, o filme ataque das maçãs é baseada no livro o ataque das maças(e não das peras)) conta a história de uma jovem agente do FBI que para desvendar mistério em torno de assassino que tira a pele de suas vítimas tem que recorrer a ajuda de um perigoso psicopata canibal, Hannibal Lecter.

O roteiro todo é muito inteligente, mas o maior destaque do filme mesmo vai para a atuação maestral de Anthony Hopkins como Hannibal Lecter, ele simplesmente rouba a cena quando aparece, algo como o Joker de Heath Ledger faz no novo Batman.

O filme, do gênero suspense-policial, foi ganhador de cinco oscars: Melhor filme, melhor diretor (J. Demme), melhor atriz (J. Foster), melhor ator (Anthony Hopkins) e melhor roteiro adaptado. Também concorreu a outros dois oscars > melhor edição e melhor som e ganhou diversos outros prêmio que poderia colocar aqui se estivesse a fim de ficar enchendo lingüiça (sim, O trema foi o blog maldito que corrigiu).

Classificação do filme: Obrigatório de novo, com a vantagem de ser mais novo, o que faz ele ser mais fácil de ser achado – e faz a felicidade daqueles que não querem olhar filmes muito antigos.

2 comentários:

  1. Eu também sou simplesmente viciado em cinema horror, e ainda nos meus 3 preferidos da história, incluiria ainda A Nightmare on Elm Street (ou A Hora do Pesadelo), um filme que apesar de não te deixar com medo na hora, te dá uma tensão durante as próximas noites.

    The Shining é simplesmente clássico (aconselho muito o livro também) e The Silence of the Lambs eu assisti faz pouco tempo (algum dia desse ano) e é simplesmente superior com a atuação do Hopkins e as sacadas no roteiro.

    Grande post.

    ResponderExcluir
  2. ainda não vi o Silencio do Inocentes (mas verei, sim.) *-*
    mas o iluminado é perfeito, eu ja tinha te mandado ver ele a anos, até que enfim tu viu haan >)
    com certeza um dos maiores classicos do terror (e o livro com certeza tambem é perfeito *-*). Alias, o iluminado é um caso interessante pra quem não gosta de filmes antigos... as duas versoes são antigas, se voce nao gosta de filme antigo fique longe do iluminado (gosto das duas versoes HAIOHSA) dica é ver a Carrie a Estranha (que tambem é do livro do Stephen King (as duas versoes tambem :D)
    eu tri fazendo um minipost nos comentarios err. ;P
    PS:Laranja Mecanica já! ò.o

    ResponderExcluir