quinta-feira, 7 de maio de 2009

O diabo que conhecemos!

Eu cavo, tu cavas, ele cava. Nós cavamos, vós cavais, eles cavam. Não sei o que tem a ver, mas queria começar esse post com algo "profundo".


A noticia (que interessa ao post) é de semana passada, mas só agora resolvi postar algo.
Motivo : Não sei e não interessa mais. É, talvez interesse, mas não vem ao caso... Tá, vem ao caso, mas eu realmente não sei o motivo pra ter postado só agora, então mesmo interessando ou vindo ao caso, o que interessa é que estou postando só agora. Antes tarde do que nunca (ou não)

A banda Heaven and Hell acaba de lançar um novo album, The Devil You Know (por acaso a figura no começo do post é a capa desse allbum). Provavelmente (e quase certamente) você não tem nem idéia de quem seja essa banda, ou porque eu esteja "anunciando" isso aqui.
Calam, não estou menosprezando você, leitor sagaz (sagaz significa o que mesmo??) nem te chamando de desinformado quando digo que tu não deve saber quem é essa banda, eu também não tinha nem idéia de quem era essa tal Heaven and Hell quando li a noticia. Vou tentar ser o mais didático possivel pra explicar o que afinal é essa porra (desculpe pela palavra de "baixo calão" xD) de Heaven and Hell.

Pra começar, vou falar de uma banda. Ela é considerada a banda mais influente e importante da história do metal, especialmente por serem a "criadora" do genêro. É claro que estou falando de Black Sabbath (Se alguem aí pensou em algo como Linkin Park, reze para que o Deus Metal te deixe viver por mais alguns segundos... ).

Voltando ao que interessa, a banda foi formada em 1968, e é considerada a criadora do genero do Heavy Metal. A banda teve várias formações, mas a classica (a primeira) é a seguinte : Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (Baixo) e Bill Ward (Bateria). Com essa formação, eles lançaram diversos albuns influentes para o genero em geral, destaque para o clássico e extremamente conhecido album de estréia Paranoid, que continha entre outras, as famosas músicas , tanto no cenário metal como no geral, Iron Man (que aparece no último filme do Iron Man) e Paranoid.

Essa formação clássica da banda ,porém, durou até 1979, quando, devido a abusos no uso de drogas e alcool (porque será que não estou surpreso com um musico do Metal estar envolvido com drogas e alcoo??), Ozzy Osbourne foi retirado da banda. No lugar dele, eles contrataram o vocalista - clima de suspense no ar - daqui a pouco eu falo (daqui a pouco não é o nome dele xD)

Diz uma antiga lenda chinesa que no ano de 1942, iria nascer uma criança que, devido a seu grande vocal, iria revolucionar a música. Em 10 de Julho de 1942 nasce nos Estados Unidos uma criança,de nome Ronald Pavanona. Tá, essa não é a criança da lenda, essa lenda nem deve existir, só quis deixar o post mais "lendário". Tá, mas com ou sem lenda, quem é esse tal de Ronald Pavanona?? Ele é simples e absolutamente Ronnie James Dio, ou simplesmente Dio.



Tá, mas o que tem a ver o Sonic com tudo isso?!?! Nada, só me deu vontade de colocar uma figura dele aqui.

Voltando ao Dio, ele quando cresceu se tornou um vocalista (quem canta, sacas?).. Sua carreira começou numa banda chamada ELF (essa banda teve varios nomes, mas o ultimo foi ELF). Ele continuou nessa banda até Ritchie Blackmore (ex Smoke on the Water, digo Deep Purple) chamá-lo para participar da banda Rainbow. Lá gravou quatroalbuns. Fazia até um sucesso variavel, nada muito especial, mas sua habilidade nos vocais já era reconhecida. Mas daí algo fez com que sua carreira tomasse esse caminho e possibilitou esse post...

Adivinhem?? Dio foi para o Black Sabbath, no lugar do alcoolizado (pra não dizer coisa pior) Ozzy Osbourne.
O album de estreia do Black Sabbath com Dio foi o excelente e magnanimio Heaven and Hell (não estou mentindo, esperemente ouvi-lo), apresentando musicas como : Heaven and Hell e Neon Knights. Durante a turne desse album, devido a problemas familiares, Bill Ward saiu da banda e quem chegou foi Vinny Apice.
Eles lançaram mais alguns albuns, quatro para ser mais exato, 3 deles considerados classicos. Essa é considerada a fase Dio do Black Sabbath e é marcada pelo abandono de musicas mais cruas para músicas mais técnicas, com os instrumentais mais elaboradas. Não sabe o que isso significa? Espera comparar War Pigs (da fase Ozzy, ou clássica, do Black Sabbath) com Heaven and Hell (da fase Dio).
Essa fase Dio não é tão conhecida como a fase classica do Black Sabbath, mas pra mim, é muito melhor, muito mais consistente.
Mas, como toda a banda que se preze, Dio saiu da banda, levando consigo Vinny Apice e partindo para a sua carreira solo - onde obteve bastante sucesso. O Black Sabbath continuo aí, mesmo passando por muita instabilidade no que se refere a formação da banda.
Momento revista de fofoca do post - Reza a lenda que Dio saiu da banda porque Tonny Iommi (o chefão e criador do Black Sabbath) o chamou de "bobo e feio". Um motivo que eu considero extremamente válido.

Mesmo com Dio e o Black Sabbath seguindo suas vidas separadamente, os três albuns classicos da fase Dio foram suficientes para deixar os fãs com saudades. Então quando o chefão Tony Iommi decidiu se reunir novamente com Dio, Geezer Butler e Vinny Appice para uma turnê sob o nome Heaven And Hell, as esperanças de um disco novo se reacenderam, após anos sendo emperradas por Ozzy - o comedor de morcegos - após a volta da formação clássica. Mas a espera valeu. The Devil You Know, primeiro disco sob o novo nome, é justamente o que promete seu título.

Exatamente isso que a notícia queria dizer. Mas vou um pouco além, ainda não ouvi vezes suficientes para tirar conclusões mais definitivas sobre o album ,mas ele tem letras e ritmos bem obscuros e, embora não seja tão inovador e criativo como os antigos, já é o suficiente para matar a saudade de nós fãs.
Alguns até o consideram como um plágio do próprio Dio, por as musicas serem muito parecidas com as antigas, mas pra mim ele cumpre o que diz o seu título : The Devil you Know. Literalmente, é o diabo que você conhece.
Espero que com o lançamento desse album, eles ganhem mais confiança e se inspirem mais para lançar um proximo album ainda melhor.


Agora só preciso um jeito para terminar o post...


(pensando)


(pensando mais)


(quase desistindo)


RONALDO

THE END

Um comentário:

  1. HAUISHSUIHSUISHAIUSHIUSA
    Muito bom *-*
    Realmente esse cd novo não é nada comparado aos antigos *___*
    Eu ja ouvi! haha (informação inutil)
    Gosto mais do Dio do que do Ozzy u.u (outra informação inutil bjs)
    x)~

    ResponderExcluir